quinta-feira, 8 de maio de 2014

Culinária

Waffles belgas.
 A Bélgica é famosa pela cervejachocolatewaffles e batatas fritas com maionese. As batatas fritas originaram-se na Bélgica, embora seu exato lugar de origem ainda seja incerto. Os pratos nacionais são "bife e batatas fritas com salada" e "mexilhões com batatas fritas".
Marcas de chocolate e bombons belgas, como Côte d'Or, Neuhaus, Leonidas e Godiva são famosas, assim como seus produtores independentes, como Burie e Del Rey, na Antuérpia, e de Mary's, em Bruxelas. A Bélgica também produz mais de 1100 variedades de cervejacerveja trapista Westvleteren Brewery tem sido repetidamente classificada como a melhor cerveja do mundo. A maior cervejaria do planeta em volume de produção é a Anheuser-Busch InBev, sediada em Lovaina.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

pontos turisticos da bélgica


Bruxelas Capital da União Européia
Com suas particularidades Bruxelas reserva ao visitante, interessantes atrações turísticas para serem exploradas a pé, das quais se destacam as abaixo:
Grand Place
Uma das mais belas praças que eu já conheci, também é a principal atração turística da cidade sendo impossível visitar Bruxelas sem a conhecê-la. O local é uma aglomerado de belíssimas construções que remontam do século XVII. Além disso a praça é recheada de restaurantes e bares para você degustar uma das centenas de cervejas fabricadas no país.
Manneken Pis
A poucos passos da Grand Place está uma das principais atrações, o Manneken Pis, uma fonte do século 17 em forma de um pequeno menino em bronze que faz xixi, e durante o ano conforme a época o boneco está fantasiado com diversas roupas.
Catedral de Saint Michel
Uma fusão do estilo gótico e romano, o destaque dessa catedral além do estilo são seus vitrais do século XV, e suas torres que lembram um pouco a catedral de Notredame de Paris.

Atomium
Para ter uma visão panorâmica de Bruxelas, o lugar ideal é visitar o Atomium, um conjunto de esferas metálicas, construídas para a exibição universal de Bruxelas de 58. Simboliza uma molécula de ferro ampliada diversas vezes, e você pode pecorrer o interior das esferas através de tubos que ligam 6 das 9 esferas, e no topo encontra-se um restaurante a 102m de altura com uma espetacular vista.
Visitando o Atomium a alguns passos fica a Mini Europa, um parque onde você percorre os principais cartões postais da Europa, todos em miniatura, em um universo de 350 perfeitas réplicas.
bandeira bélgica



DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA BÉLGICA:
Composição
A bandeira da Bélgica é composta por três listras verticais nas cores preta, amarela e vermelha (da esquerda para a direita). 
Adoção 
A bandeira foi adotada em 23 de janeiro de 1831, um ano após a Bélgica ter conquistado a independência da Holanda.
Origem do formato e das cores 
O formato de três listras foi inspirado na bandeira da França. Já as cores foram retiradas do brasão de armas dos duques de Brabante (região entre a Bélgica e a Holanda). A proporção do formato é de 13:15, pouco utilizado em bandeiras.
História
A bandeira foi usada a revolta durante o processo pela independência da Bélgica. Ela foi utilizada como um símbolo de luta, pois fazia referência a outra bandeira mais antiga, usada na revolta de 1789.
lista das principais cidades bélgicas

Bruxelas (capital da Bélgica)
Aalst
Aarschot
Andenne
Antuérpia
Arlon
Ath
Bastogne
Beaumont
Beringen
Bilzen
Binche
Blankenberge
Borgloon
Bouillon
Braine-le-Comte
Bree
Bruges
Charleroi
Châtelet
Chièvres
Ciney
Comines-Warneton
Couvin
Damme
Deinze
Dendermonde
Diest
Diksmuide
Dilsen-Stokkem
Dinant
Durbuy
Eeklo
Enghien
Eupen
Fleurus
Florenville
Fontaine-l'Evêque
Gante
Geel
Gembloux
Genappe
Genk
Geraardsbergen
Gistel
Halen
Halle
Hamont-Achel
Hannut
Harelbeke
Hasselt
Herentals
Herk-de-Stad
Herve
Hoogstraten
Huy
Izegem
Jodoigne
Kortrijk
La Louvière
La Roche-en-Ardenne
Landen
Le Rœulx
Lessines
Leuze-en-Hainaut
Liège
Leuven
Lier
Limbourg
Lokeren
Lommel
Maaseik
Malmedy
Marche-en-Famenne
Mechelen
Menen
Mesen
Mons
Mortsel
Mouscron
Nieuwpoort
Ninove
Nivelles
Oostende
Ottignies-Louvain-la-Neuve
Oudenaarde
Oudenburg
Peer
Péruwelz
Philippeville
Poperinge
Rochefort
Ronse
Roeselare
Saint-Ghislain
Saint-Hubert
Sankt Vith
Scherpenheuvel-Zichem
Seraing
Sint-Niklaas
Sint-Truiden
Soignies
Spa
Stavelot
Thuin
Tielt
Tienen
Tongeren
Torhout
Tournai
Turnhout
Verviers
Veurne
Vilvoorde
Virton
Visé
Walcourt
Waregem
Waremme
Wavre
Wervik
Ypres
Zottegem
Zoutleeuw
mapa da bélgica





Geografia da Bélgica


 
 
Bélgica está situada na Europa Ocidental, possui fronteira com a França, Holanda, Luxemburgo e Alemanha. O seu território é de 30.528 km². A capital do país é Bruxelas, sendo dividido em 10 províncias e três regiões.
Mapa da Bélgica.
Mapa da Bélgica.
A região do país possui três regiões distintas: planície costeira (no noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas (no sudeste).
A planície costeira apresenta dunas  e polders (areias de terra inferior ao nível do mar) No interior do pais, está situado o planalto central, possui poucas áreas acidentadas, com vales e cursos d´agua.
Na questão morfológica, a Bélgica apresenta duas grandes zonas que se diferenciam. No norte e no oeste do alinhamento formado pelos rios Mosa e Sambre, há uma região de planície, que sofre variações, no litoral, de curtas elevações de dunas. Nessas dunas que protegem a costa, estende-se, numa  faixa quarenta quilômetros, a planície de Flandres Marítima, situada quase ao nível do mar.
No rio Escalda, na direção sul e leste, a planície de Flandres apresenta elevação, no interior, avança uma zona de baixos planaltos. Na região de Condroz, o terreno se eleva consideravelmente e constitui, no sudeste do país, a região conhecida como Ardenas, que em alguns pontos ultrapassa 600m de altitude. No extremo sul fica a Lorena Belga.
A Ardenas é mais acidentada, sendo um planalto florestado, com rochas e destinado para a agricultura. As Ardenas se estendem até o nordeste da França. Nesta região incide maior parte da fauna e flora do país.
O Signal de Botrange é ponto mais elevado do país, com 694 metros de altura, situado nas Ardenas.
Scheldt e Meuse são os principais rios belgas, e mantêm a properidade das cidades de Tournai, Gante, Antuérpia, Bruges, Liège e Namur. Na Bélgica quase todo o território do país está em na bacia de dois grandes rios que passam pela França, Bélgica e desembocam no território holandês.
O rio Escalda passa pela planície de Flandres paralelamente à costa, na direção de Antuérpia, um dos maiores portos da Europa; e o Mosa, que atravessa as Ardenas num vale encaixado, recebendo as águas da parte sudeste do território belga antes de penetrar nos Países Baixos. Alguns de seus afluentes são navegáveis e, juntamente com a densa rede de canais da planície, somam mais de 1.500km de vias interiores navegáveis no reduzido território belga.
O clima do país é temperado com muita chuva. No verão, as temperaturas são de 25 °C a 32°C; e no inverno de -12°C a 7°C.

Economia da Bélgica


 
 
Bélgica possui ótima rede de transportes, uma forte base de produção industrial e comercial, e ótima localização no continente europeu. O parque industrial belga concentra-se ao norte do país, em Flandres.
Possui um comércio diversificado, mesmo não tendo recursos naturais próprios, mantém sua produção importando matéria-prima, sendo grande exportador de bens manufaturados.
Para manter seu ritmo de produção e de distribuição, depende muito dos mercados estrangeiros. A Bélgica, no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial, está em 18° lugar.
Na Bélgica, as principais indústrias são de: metalurgia, química farmacológica, eletrônica, roupas e calçados, vidro, chocolate, diamante, móveis e frutas. O país oferece à sua população ótimo padrão de vida e de consumo devido a bons índices de renda per capita.
A Bélgica é um dos países da União Europeia que pretende se tornar numa economia verde, desenvolvendo tecnologia e produtos que utilizam energia de forma econômica e alternativa, como a tecnologia do automóvel elétrico.
Na crise mundial de 2008, a economia belga entrou em recessão. Os dados da recessão foram divulgados pelo Banco Nacional Belga (BNB), responsável pelas previsões de crescimento e administração econômica do país.
Em 2006, o PIB total foi de 411, bilhões de dólares, o PIB per capita, 39.606. O crescimento real do PIB no ano foi de 3,0%. Na economia belga, o setor de serviços significa 74,9% da composição do PIB, seguido pela indústria, 24 % , e pela agricultura, 1%.
Em 2008, o comércio entre Brasil e Bélgica ficou em torno de US$ 6 bilhões, um crescimento de 20% em relação a 2007. A balança comercial é favorável para a economia brasileira, o Brasil exportou em 2008, U$ 4,4 bilhões, em de frutas, pasta de madeira, minérios, fumo, café, chá e especiarias.
Dados econômicos:


Exportações

$328,1 bilhões f.o.b. (2007 est.)

Exportações - destino

Alemanha 19,7%, França 16,9%, Holanda 12%, Reino Unido 7,9%, EUA 6,2%, Itália 5,2% (2006)

Produto Interno Bruto (PIB)

$378.9 bilhões (2007 est.)

Produto Interno Bruto (PIB) - Taxa de Crescimento Real

2,7% (2007 est.)

Produto Interno Bruto (PIB) per capita

$36,500 (2007 est.)

População abaixo do nivel de pobreza

15,2% (2007 est.)

Renda o consumo da unidade familiar por porcentagem

10% mais pobre: 3,4%
10% mais rico: 28,4% (2006)

Taxa de inflação (preços ao consumidor)

3,5% (2007 est.)

Força laboral

5,3 milhões (2007 est.)

Taxa de desemprego

7,6% (2007 est.)

Orçamento

rendimentos: $217 bilhões
despesas: $217,4 bilhões (2007 est.)

Taxa de crescimento da produção industrial

3% (2007 est.)

Eletricidade - produção

80,84 bilhões kWh (2005)

Petróleo - produção

9,000 barris/dia (2006)

Petróleo - consumo

591,000 barris/dia (2006 est.)

Petróleo - importações

1,109 milhões barris/dia (2004)

Petróleo - exportações

523,400 barris/dia (2004)

Gás natural - consumo

16,61 bilhões metros cúbicos (2005 est.)

Gás natural - importações

17,27 bilhões metros cúbicos (2005)

Dívida externa

$1,313 trilhões (2007)

Ajuda econômica - doador

ODA, $1,978 bilhões (2006)


Informação geral




NOME OFICIAL : Reino da Bélgica
LOCALIZAÇÃO : Oeste da Europa, considerada como o Coração do continente europeu, a Bélgica faz fronteira com os Países Baixos, Luxemburgo, França e Alemanha.
SUPERFÍCIE : 32.545 km², distânçia maxima entro dois pontos : 280 kms
CAPITAL: Bruxelas, centro politico e administrativo da União Européia. Além disso, 1.100 organizações internacionais, entre as quais a NATO, estão sedeadas em Bruxelas. A capital acolhe 159 embaixadas, 2.500 diplomatas, bem como 600 agências internacionais de informação e possui a maior concentração de órgãos de comunicação depois de Washington.

POPULAÇÃO : em torno de 10,2 milhões de habitantes.
DENSIDADE : 315 habitantes/km2.
IDIOMAS : neerlandês (em Flandres e Bruxelas), francês (na Valônia e Bruxelas),alemão. O inglês é falado por muita gente.
RELIGIÕES : católica (80%), islamista, protestantismo, judaica, ortodoxa, budista.

GOVERNO: Monarquia parlementar constitucional
CONSTITUICÃO : a constituição progressista de 1831 garantia desde o início a liberdade de opinão, de culto, de associação e de reunião.
O artigo 1 da constituição determina que :'A Bélgica é um estado federal, constiuído por Comunidades e Regiões'.
INDEPENDÊNCIA : 1830
DATA NACIONAL : 21 de Julho - Prestação do Juramento pelo Rei Leopold I.
HINO NACIONAL : A Brabançonne 
CHEFE DE ESTADO : Rei Albert II
PRIMEIRO MINISTRO : Yves Leterme


ECONOMIA : A moda, os diamantes, os tapetes, o chocolate, a cerveja e as histórias em quadrinhos são, no mundo inteiro, uma espécie de cartão de visita do comércio belga. Mas na realidade, esses produtos dão uma imagem muito limitada do dinamismo do setor belga da exportação. Os belgas exportam uma gama muito variada de produtos e serviços. Em conjunto com Luxemburgo, com o qual forma a União Econômica Belgo-Luxemburguesa (UEBL), a Bélgica apresenta a taxa de exportação mais elevada de todos os países do mundo. As exportações representam 70 % do Produto Nacional Bruto da Bélgica. O país é reconhecido também pelo Blanc-Bleu Belge, o begônia, os produtos biomedecinais, as hidroelétricas, os equipamentos portuários, a telecomunicação, os novos materiais destinados à aeronáutica/informática/medicina (cerâmica reforcada, plástica e metal reforçado), os produtos químicos, a vidraçaria.
PRODUTO NACIONAL : 263 bilhões de EUR.

MOEDA
 : Euro

CLIMA : Temperaturas médias: 5,5C no inverno; 12,7C na primavera; 24C no Verão; e 12,7C no outono.
FUSO HORÁRIO : Varia entre + 5 e + 3 horas.




AEROPORTO: Aeroporto Internacional de Bruxelas (Zaventem)
16Km do Centro de Bruxelas, percorridos por trem a cada 20 minutos até o centro da cidade. Oferece múltiplos serviços de locação de veículos, bancos, correio, telephone, tax free shop. 

DISTANCIAS DE BRUXELAS PARA
Antuérpia - 48 km; Brugge - 94 km; Gent - 57 km; Liège - 90 km; Namur - 60 km;
Paris - 300 Km, Londres - 390 km; Amsterdã - 210 km, Luxemburgo - 211 km. 

DICAS 
* A maioria das atrações turísticas estão abertas aos domingos. 
* Use o excelente transporte ferroviário para se deslocar de cidade a cidade (às vezes é difÍcil estacionar no centro), ou alugue um carro para percorrer as diversas regiões. 
* Muitos hotéis oferecem tarifas especiais nos fins de semana, de até 50% de desconto. Para efetuar reservas, contactar diretamente o hotel por fax, e-mail, etc. 
* Comprar na Bélgica: cristais, tapetes, chocolates "pralines", antiguidades, tapeçarias, cervejas (mais de 365 tipos), queijos, rendas, bordados. 
* Abertura das lojas: das 10h00 às 18h00, de segunda a sábado (muitas abrem aos domingos). 

NÃO ESQUECER DE VISITAR: 
  • - Bruxelas, formosa por sua arquitetura gótica e barroca, a Grand'Place e suas fachadas douradas; a Catedral, seus inúmeros museus e mercados. Encontram-se os mesmos produtos que na França, Inglaterra ou Itália, muitas vezes com preços inferiores.
  • - Brugge e Gent, cidades medievais, canais, castelos, museus e catedrais.
  • - Antuérpia, um dos maiores portos do mundo, cidade famosa pela lapidação de diamantes, a Casa de Rubens, a Catedral Gótica.
  • - Namur, com sua fortaleza, porta de entrada para as florestas das Ardenas.
  • - Dinant, com sua fortaleza e o romantico vale do rio Mosa (Meuse) .
  • - Tournai, com sua enorme catedral de estilo romano e o Castelo de Beloeil do Século XVIII.
  • - Waterloo, Ieper e Bastogne, com seus campos de batalha (1815, 1917, 1944).
  • - Bouillon, com seu castelo medieval.